Tenente da PM é um dos assediadores em vídeo na Rússia

Eduardo Nunes foi o segundo homem identificado no vídeo em que um grupo ofende uma mulher na Rússia, durante a Copa do Mundo, com comentários sexuais
JC Online
Publicado em 19/06/2018 às 11:14
Eduardo Nunes foi o segundo homem identificado no vídeo em que um grupo ofende uma mulher na Rússia, durante a Copa do Mundo, com comentários sexuais Foto: Foto: Reprodução


A Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) identificou, na manhã desta terça-feira (19), um dos torcedores que aparecem em vídeo ofendendo uma mulher na Rússia, durante a Copa do Mundo, com comentários sexuais. Um dos presentes é o tenente Eduardo Nunes, que serve em Lages, em Santa Catarina. O comando da PM catarinense garante abrir um processo administrativo-disciplinar para apurar a conduta do profissional. 

Jornal do Commercio

Nota à imprensa

"Sobre um vídeo gravado na Rússia, em que um grupo de homens brasileiros desrespeita uma cidadã estrangeira, a Polícia Militar de Santa Catarina esclarece que:

1. Um policial militar foi identificado como um dos integrantes que aparecem no vídeo;
2. A corporação não corrobora com este tipo de atitude que é incompativel com a profissão e o decoro da classe, previsto no regulamento disciplinar, independentemente de estar em período de férias, folga de serviço ou qualquer outra situação de afastamento, devendo portanto, responder por suas atitudes.
3. Assim que se der seu retorno, a corporação abrirá um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta irregular do militar.

Quartel do Comando-Geral, 19 de junho de 2018.

JOÃO BATISTA RÉUS
Tenente-coronel PM Chefe
Centro de Comunicação Social"

Outro torcedor presente no vídeo é pernambucano

Para os pernambucanos, chamou a atenção o fato de que um dos presentes é ex-secretário de Turismo de Ipojuca, o advogado Diego Valença Jatobá. Nas imagens, ele aparece vestindo a camisa da Seleção com um lenço no pescoço ao lado da mulher enquanto o grupo se filma fazendo referência ao órgão sexual da moça de maneira impublicável. Em um dos locais onde o vídeo foi reproduzido, o perfil do Instagram do aplicativo do Mete A Colher – plataforma de apoio a mulheres e combate à violência – a publicação chegou a ter mais de 400 comentários repudiando o ato.

Na noite desta segunda-feira (18), a Ordem dos Advogados de Pernambuco emitiu uma nota de repúdio ao comportamento do grupo

Confira a nota da OAB

"A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, repudia veementemente o conteúdo de um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais em que um grupo de brasileiros ladeia uma mulher, que aparentemente não é brasileira nem fala português, e profere em coro ofensas relacionadas ao seu órgão sexual.

Dentre os protagonistas do lamentável episódio, identifica-se o advogado Diego Valença Jatobá, regularmente inscrito nesta Seccional.

Segundo dados da ONU, uma em cada três mulheres é ou será vítima de violência de gênero no mundo, sendo o Brasil o 5º país no ranking mundial de violência contra as mulheres.

De acordo com Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha, a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil e a cada 1.5 segundo uma mulher é vítima de assédio na rua.

As estatísticas são alarmantes e nos levam a uma profunda reflexão sobre a necessidade de uma mudança urgente da cultura machista e patriarcalista em que nossa sociedade ainda está, infelizmente, inserida.

A preconceituoso atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, reafirma seu compromisso de trabalho incansável para que os princípios do Estado Democrático de Direito sejam resguardados, proporcionando-se às mulheres a garantia de exercício de suas liberdades individuais e sexuais, com igualdade de espaço, de oportunidades e, sobretudo, de tratamento.

Recife/PE, 18 de junho de 2018.

Ronnie Preuss Duarte
Presidente da OAB/PE

Ana Luiza Mousinho
Presidente da Comissão da Mulher Advogada"

TAGS
Vídeo Rússia Copa do Mundo MACHISMO
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory