Pernambucanos relatam estarem recebendo ligações suspeitas

Delegacia alerta que nunca se deve fornecer nenhum tipo de dado por telefone, nem mesmo se quem liga tiver de posse de alguma informação sua
editoria de Economia
Publicado em 21/05/2017 às 14:36
Delegacia alerta que nunca se deve fornecer nenhum tipo de dado por telefone, nem mesmo se quem liga tiver de posse de alguma informação sua Foto: Foto: André Nery/JC Imagem


Usuários de telefonia móvel em Pernambuco têm recebido chamadas suspeitas, originadas de números desconhecidos e com DDDs de outros Estados. As principais queixas relatam que a pessoa do outro lado da linha desliga ao ser atendida, e, em casos mais suspeitos, faz questionamentos e ofertas questionáveis ao interlocutor.

“Um número com o DDD do Mato Grosso me ligava quase todo dia e derrubava a ligação quando eu atendia. Depois, telefonaram pedindo para que eu confirmasse uma compra online, mas nunca adquiri nada pela internet”, relata a professora Gilvanete Pereira. A estudante Amanda Duarte descreve que a frequência desse tipo de chamada só aumenta. “Ligam umas cinco vezes, no mínimo, entre a tarde e a noite, todos os dias. Sempre que eu atendo, desligam”.

Relatos de casos como esses são comuns na Delegacia de Repressão ao Estelionato. O delegado Rômulo Aires afirma que o objetivo das ligações é conseguir os dados pessoais de quem atende. Segundo ele, mesmo que a chamada não seja atendida, ou que a pessoa não repasse informações, ela pode vir a retornar a ligação pelo telefone fixo de casa e, a partir daí, ter os dados rastreados ou repassar acreditando que seja um contato feito por alguma instituição. Ligações provenientes de outros Estados devem criar um alerta ainda maior.

“Ocorre uma espécie de intercâmbio entre esses criminosos. Os daqui mandam números para bandidos de outros locais e vice-versa. Mesmo que quem liga não pergunte os dados logo de cara, vai criando um ambiente favorável, induzindo a partir de uma boa conversa. O que a gente observa é que quando ligam e não dizem nada é porque estão criando um ambiente para ligar e falar”, explica. As principais vítimas desse tipo de golpe são pessoas idosas e com dificuldades de comunicação.

“Eles ligam para um idoso e perguntam coisas relacionadas a benefícios, por exemplo. Quase todo idoso recebe algum tipo de benefício, então, diante disso, eles acabam acreditando na conversa e repassando os dados que eles pedem”, afirma.

Alerta

Tanto o delegado quanto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmam de maneira unânime: nunca se deve fornecer nenhum tipo de dado por telefone, nem mesmo se quem liga tiver de posse de alguma informação sua. Outra orientação é não retornar ligações de números que pareçam suspeitos. Quem estiver recebendo algum tipo de chamada suspeita deve procurar a delegacia portando os números que efetuaram as ligações e registrar um boletim de ocorrência.

TAGS
ligação ligação telefônica FRAUDE
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory