Polícia identificou criminosos que incendiaram carro com homens dentro

Comandante do 19º Batalhão disse que logo o caso será resolvido
Cidades
Publicado em 21/09/2017 às 21:15
Comandante do 19º Batalhão disse que logo o caso será resolvido Foto: Diego Nigro/JC Imagem


O comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel William Araújo, afirmou que a polícia já prendeu um dos criminosos e identificou os demais que incendiaram um carro com dois homens dentro, no último domingo (17), na entrada da Comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Durante ato dos moradores da comunidade pela paz, nesta quinta, o militar afirmou que o caso logo será resolvido.

Paulo Henrique dos Santos foi preso no dia 18, numa blitz da Operação Lei Seca, por porte de arma de fogo e por usar uma moto roubada. Só posteriormente foi verificado que se tratava de um dos homens que aparecem no vídeo incendiando um veículo Ágile com dois homens dentro. Ele aparece dando tiros para cima.

Araújo e seu subcomandante, tenente-coronel Paulo Matos, afirmaram que estavam presentes ao ato porque também querem paz. "A finalidade da polícia é trazer paz à população e para isso precisamos do apoio das comunidades, a polícia não age sozinha, precisa de informação”, declarou. 

Os policiais informaram que não há grande índice de violência na Entra Apulso, apesar dos casos já registrados de briga entre traficantes.  “Não temos nenhum problema de animosidade com a comunidade, entramos com tranquilidade. O problema aqui são alguns traficantes, mas a comunidade é maravilhosa”, declarou Araújo.

Segundo o comandante, além das duas guarnições ordinárias, a segurança local está reforçada com três unidades do Grupamento de Apoio Tático Itinerante (Gati). “Já estamos com a identificação de todos os envolvidos no crime do domingo e logo daremos a resposta que a comunidade quer”.

 CAMINHADA

O silêncio que havia se instalado na Comunidade de Entra Apulso depois de dois homens terem sido queimados dentro de um carro, no domingo, foi quebrado por um grito coletivo contra o estigma de local violento e a favor da paz. Vestidas de branco e empunhando cartazes pela não violência, centenas de pessoas caminharam ontem pelas ruas da comunidade, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, cantando em coro: "Eu sou Entra Apulso, com muito orgulho, com muito amor!”.

Mais do que cantados, os sentimentos pelo local eram plenamente vivenciados. Crianças, jovens e adultos vibravam enquanto marchavam com passos firmes, como se tomassem posse do território. Muitos se emocionaram ao parar no meio do caminho para fazer uma oração de mãos dadas e soltar balões brancos, justamente no Dia Internacional da Paz. O padre Luciano Brito, há um ano e meio atuando no local, foi uma dessas pessoas. “Basta de violência, nós somos um povo de paz. Precisamos unir as nossas forças, todos nós, a sociedade e o governo”, disse.

Organizadores do evento defenderam que a violência é um problema generalizado (foram 3.735 homicídios no Estado entre janeiro e agosto) e precisa ser combatida com maior presença do poder público. “Só temos uma escola de ensino fundamental com 280 alunos, muitos vão para longe ou ficam em casa porque não conseguiram vaga”, destaca a líder comunitária Roberta Cavalcanti, há 32 anos moradora da área.

MAIS ATENÇÃO

Diretora da Creche Comunitária e moradora há 35 anos, Jaiza Metodio complementa: “A creche tem 25 anos e de lá para cá continua com apenas 110 vagas. Precisamos ampliar e também de postos de saúde”. A diarista Josenilda Maria da Silva mora no local há mais de dez anos e participou do ato com os filhos. “A violência está piorando. O que a gente precisa é de mais amor um pelo outro”, apelou. “Nossos filhos ficam presos em casa, não temos área de lazer e com a violência não andamos com eles nas ruas”.

Enquanto a caminhada seguia, moradores acenavam das janelas, comerciantes balançavam os balões colocados nas fachadas em apoio ao ato. Muitos reclamavam que o movimento caiu após a ocorrência do domingo, apontada como briga pela hegemonia do tráfico.

“Os moradores de Entra Apulso são bastante empreendedores, há muitos salões de beleza, bares, lanchonetes... não é uma comunidade violenta”, afirma a diretora-executiva do Instituto Shopping, Lígia Leite. A entidade trabalha com a comunidade das 8h às 22h, com vários projetos de formação profissional, capacitação, apoio à creche com aulas de contraturno, robótica, entre outras atividades.

TAGS
incêndio paz caminhada Entra Apulso
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory