MPT realiza debate sobre trabalho infantil

Ao todo, são 40 vagas. A carga-horária do evento é de três horas, com direito a certificado
Editoria de Cidades
Publicado em 15/06/2017 às 10:46
Ao todo, são 40 vagas. A carga-horária do evento é de três horas, com direito a certificado Foto: Foto: Renato Spencer/Acervo JC Imagem


Trabalho Infantil é o tema da próxima edição do MPT Debate, que ocorre na quarta (21), na sede do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, localizada na Rua Quarenta e Oito, 149, bairro do Espinheiro, no Recife. O encontro é aberto ao público e será realizado a partir das 9h.

O debate tem coordenação da procuradora do Trabalho Jailda Pinto, que também é uma das quatro palestrantes. Jailda vai palestrar sobre o “Trabalho infantil: o que é, causas, impactos, consequências e mitos.” Além de procuradora, ela é mestre e doutoranda em Direito do Trabalho pela UFPE.

Já Humberto Miranda vai abordar a “História do trabalho infantil em Pernambuco: entre o passado e o presente”. Humberto é professor do Programa de Pós-graduação em História e do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Cintia Sarinho é mobilizadora do Canal Futura, psicóloga, especialista em Gestão Solidária de Organizações Sociais e mestranda em Educação Culturas e Identidades. O tema de sua palestra é “Trabalho infantil: o desaparecimento do infância”.

Por fim, Maria Duarte explana sobre o aumento do trabalho infantil nos contextos de crises econômicas. A assistente social é especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes, mestre em Políticas de Proteção Social à Infância e analista em Serviço Social do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Para se inscrever, é necessário enviar email solicitando informando nome completo para eventomptpe@gmail.com. Ao todo, são 40 vagas. A carga-horária do evento é de três horas, com direito a certificado. Os participantes podem doar 1kg de alimento não perecível no momento do credenciamento.

Dados

Quatro em cada 10 crianças vivem em situação de pobreza. Tal situação de vulnerabilidade as expõe ao trabalho infantil. O Brasil tinha até 2016 a meta de erradicar as piores formas de trabalho infantil, mas ela não foi atingida. A mais recente PNAD do IBGE mostra que no Brasil há 2,672 milhões de crianças e adolescente em situação de trabalho entre 5 e 17 anos. Em Pernambuco, houve aumento nos números, cerca de 12%. Antes, eram 109.000. Atualmente, são 122 mil. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 85 milhões de crianças no mundo estão enquadradas nas piores formas. Esse número corresponde a 51% do total do trabalho infantil no mundo.

TAGS
trabalho infantil Debate MPT-PE
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory